Seguidores

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Introdução ao MBTI e Funções Cognitivas

Mil assuntos prum blog, mas decidi começar por esse.
Um dos meus hobbies é estudar um ramo da Psicologia chamado MBTI (Teoria das Personalidades, comportamento, temperamento e afins), que classifica as pessoas em 16 Tipos Psicológicos. Sabendo o seu, você vai pegar um grande atalho pro seu crescimento pessoal, relacionamentos, carreira, estresse blá blá blá ciência, ciência, ciência. Resumindo, foi desenvolvido ao longo do século XX por Carl Jung, Katherine e Isabel Briggs Myers, e David Keirsey.

As 16 personalidades são baseadas em combinações dos seguintes critérios:

Fonte de Energia (como interagimos com o mundo):
Extroversão – (confiança externa, ação, pessoas, coisas, faz-pensa-faz): Obtém sua energia através da ação, do mundo externo das pessoas, atividades e coisas; gostam de realizar várias atividades; agem primeiro e depois pensam. Quando inativos, sua energia diminui. Em geral, são sociáveis.
Introversão – (força interior, profundidade, concentração, reflexão, pensa-faz-pensa): Obtém sua energia do mundo interior, das ideias, emoções e impressões pessoais; preferem refletir antes de agir e, novamente, refletir. Precisam de tempo para pensar e recuperar sua energia. Em geral, são pouco sociáveis.
O E ou I vai determinar qual a direção de nossa função dominante.

Método de Coleta de Informações (como percebemos ou assimilamos as informações) – 
S – Sensação (Concretos): Realidade, praticidade, fatos, literais, passo a passo, pé-no-chão. Confiam mais em coisas palpáveis, concretas, informações sensoriais baseadas nos 5 sentidos. Gostam de detalhes e fatos. Para eles o significado está nos dados. Precisam de muitas informações.
Se – é sobre aproveitar o momento, tornando-se imerso no aqui e agora, interagindo com prazer e espontaneamente com outras pessoas, coisas e situações de interesse. Ele está sendo consciente, totalmente em sintonia, e energizado pelas opções e impulsos do momento. Ela está fazendo "trabalho" em jogo, aprender fazendo, e apreciar o processo criativo. Ele está sendo sintonizado com a variedade, qualidade e apelo estético de experiências sensoriais. Sensoriamento extrovertidas percebe realidades tangíveis e se relaciona com eles de uma forma pragmática.
Si – atende a mente, goza de aquisição, e contando com uma biblioteca interna de conhecimento pessoal detalhado, fatos, sentimentos, sensações e informações obtidas a partir de experiências. Informações e impressões a partir de experiências presentes são arquivados de forma ordenada para a memória - o que normalmente é um vasto depósito interno de dados, detalhes e impressões. A mente do Sensoriamento introvertido busca ritmo, confiabilidade e a ordem em sua biblioteca interna e em suas relações com as pessoas e com o mundo exterior.
N – Intuição (Abstratos): Teoria, visão, inovação, possibilidades, futuro, Cabeça-nas-nuvens. Preferem informações abstratas e teóricas, que podem ser associadas com outras informações. Gostam de interpretar os dados com base em suas crenças. Trabalham bem com informações incompletas e imperfeitas.
Ne – varre o mundo externo para explorar novas ideias, novas pessoas, e as possibilidades emergentes. A mente intuitiva é extrovertida imaginativa, inventiva e inovadora – vendo e descrevendo maneiras de como as coisas podem ser remodeladas, alteradas ou melhoradas. Naturalmente, energiza as pessoas e envolve a ação para uma visão do que poderia ser, de possibilidades futuras.
Ni – reflete sobre padrões, relações, símbolos, significados e perspectivas sobre questões de fenômenos complexos para conexões “mágicas” para problemas práticos. A mente do introvertido intuitivo normalmente cria uma visão única e chega a um entendimento única sobre as coisas, fenômenos, ou pessoas. Se esforça para descobrir a essência das coisas e preencher as peças que faltam de um quebra cabeça. Tipos Introvertidos Intuitivos frequentemente terão visões complexas ou perspectivas que eles são incapazes de explicar com clareza aos outros.

Método de Ação (como tomamos decisões e chegamos às conclusões) –
F – Sentimento (Emoção): Coração, elogio, harmonia, valores, subjetivade. Decidem com base nas suas emoções e sentimentos.
Fi:mantém valores morais muito fortes, têm opiniões muito altas de como as coisas deveriam ser,são muito individuais, não se conformam, sintonizam com uma pessoa muito rapidamente procurando por valores similares, e julgam constantemente se as coisas fazem coincidem com seus valores ou não.
Fe: é sobre conformidade, ajudar outros, auto-sacrifício, conviver com o grupo, se encaixar, agradar os outros, gostam de se relacionar e se conectar com outras pessoas, e são muito bons em geralmente “saber” do que os outros precisam.
T – Pensamento (Razão/Lógica): cabeça, justiça, crítica, razão, objetividade. Decidem de uma forma fria e objetiva, sendo lógicos e consistentes. São sistemáticos.
Exemplo prático para diferenciar alguém guiado por Te e outro guiado por Ti:
Dois analistas de sistemas resolvem desenvolver um programa de computador para gerir um supermercado.
·         O programador guiado por Te buscará programar da forma mais rápida possível. Ele fará um programa com todos os requisitos exigidos pelo cliente e dará por concluída sua tarefa assim que o software esteja funcionando e os operadores  não tenham relatado nenhum defeito.
·         O programador guiado por Ti buscará criar o melhor programa, com o uso mais eficiente de memória, menor tempo de resposta, menos chances de bugs. Ele pode demorar dezenas de vezes mais tempo para programar o mesmo software, mas, no final, o seu será o mais eficiente, mesmo que isso seja desnecessário (um hiper software para uma lojinha de esquina, por exemplo).

Agir / Observar (se preferimos viver de uma maneira mais organizada, tomando decisões, ou de uma maneira mais espontânea, assimilando informações.)
Julgamento (tomar decisões): Controle, determinação, decisão, organização. Ter vida organizada e planejada. Suas funções são F e T.
Percepção (obter informação): Adaptação, flexibilidade, aberto, experimental. Ter vida espontânea e flexível. Suas funções são S e N.

Você entendeu? Temos as 4 funções (F, T, S e N), só quem em direções diferentes e seguindo uma hierarquia. Ou seja, eu sou um INFJ. Isso quer dizer que:
O I indica que minha função dominante é introvertida. O J indica que minha função extrovertida é de julgamento. Como a minha de julgamento é o F (sentimento), ele não pode ser minha dominante. Assim, minhas funções são as seguintes, na ordem:
Ni – Fe – Ti – Se
O Ni (Intuição Introvertida) é minha função dominante.
O Fe (Sentimento Extrovertido) é minha função auxiliar.
O Ti (Pensamento Introvertido) é minha função terciária.
E o Se (Sensação Extrovertida) é minha função inferior, sendo usada quando eu estiver sobre estresse. A Inferior é sempre o oposto da Dominante.

Resumindo as 8 funções
Resumo das 8 funções cognitivas
Fe – expressivo, sensível à crítica, valoriza harmonia, vive de acordo com as normas.
Fi – esconde emoções, valoriza identidade, prefere os próprios sentimento aos dos outros.
Te – pensa em voz alta, pragmático, confrontador, precisa de provas objetivas, lógica dedutiva.
Ti – pensamento interno, não confronta, lógica indutiva, ideias organizadas, destacado.
Se – vive no presente, mãos à obra, se mostra, busca experiências, pensa em seus pés.
Si – vive no passado, lembra detalhes, busca segurança, segue regras, vai pelo livro.
Ne – criatividade, novas ideias, adiciona informações às ideias, mente aberta, tédio da rotina.
Ni – quadro inteiro, conecta ideias existentes, busca similaridades, simplifica ideias ao núcleo.

Comparando:
Eu vejo o mundo como...
Fe – um lugar cheio de pessoas que desejam ajuda e compaixão.
Fi – uma luta entre o certo e o errado.
Te – um lugar que tem de ser organizado de forma lógica para que faça algum sentido em tudo.
Ti – um lugar de fatos que precisam de análise objetiva
Se – um lugar orientado para a ação onde você deve operar no momento.
Si – um lugar que seria melhor se nós escutássemos as lições do passado.
Ne – um conjunto de possibilidades a ser explorado e desvendado
Ni – um lugar complexo e interconectado de sistemas e processos

Qual dessas qualidades lhe ajuda melhor a entender o mundo?
Fe – a habilidade de entender o que as pessoas querem ou o que sentem, mesmo sem elas dizerem isso.
Fi – um entendimento profundo do que é certo e errado.
Te – a habilidade de criar uma abordagem de um passo a passo lógico para resolver um problema ou analisá-lo.
Ti – a habilidade de quebrar uma situação complexa minuciosamente em partes precisas para entendê-la logicamente.
Se – a habilidade de se adaptar e agir no momento.
Si – a habilidade de reconhecer o que funcionava antes e aplicá-lo no futuro.
Ne – a habilidade de ver e buscar novas possibilidades.
Ni – a habilidade de intuitivamente conhecer e compreender algo sem conscientemente colocá-lo em palavras.

Eu consigo mais energia quando...
Fe – interajo calorosamente com pessoas, particularmente numa maneira de ajudar.
Fi – sigo meus valores pessoais e “faço a coisa certa”.
Te – Defino metas lógicas e as alcanço de modo eficiente.
Ti – estou analisando logicamente uma situação e tudo “apenas flui” na minha cabeça.
Se – estou vivendo o momento.
Si – uso minha experiência para seguir adiante.
Ne – estou livre para explorar novas possibilidades e m minha vida.
Ni – tenho uma sensação intuitiva do que realmente acontece com as pessoas e ideias.

Próxima postagem: a parte legal, em que explicarei quais as 16 personalidades.
Aqui estão 2 links pra você saber a sua:
http://inspiira.org/ (explica melhor o que expliquei aqui além da sua personalidade. São 50 perguntas com graduações.)
http://brainsandcareers.com/ptest.html (meu favorito, 70 perguntas de apenas 2 opções, com gráfico. Cuidado com o empate! O resultado aparece no fim da segunda linha.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário