Seguidores

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

90's - Desenhos (Parte 1)

"Temos nosso próprio tempo..."
- Legião Urbana

Só quem viveu nos anos 1990 vai sentir essa sensação. Definitivamente, a melhor época da minha vida e uma das décadas mais marcantes, ao menos do século XX. Você vai ver aqui desenhos, séries, programas, eletrônicos e "otras cositas mas". Pra começar, vou colocar um pouco sobre os desenhos que marcaram toda uma geração. Quando eu era bem criança, ainda peguei um restinho dos desenhos do fim dos anos 80. Confere aí, do fundo do baú:


Inicialmente, (Parte 1) desenhos exibidos no "5" (TVC)
Bojan, the bear: uma animação eslovena  que conta a história do urso Bojan (com cauda de Guaxinim?), um pintor que pinta seu próprio mundo com as 3 cores. Teve 6 temporadas, de 1985 a 1999, com 16 episódios de uns 5 minutos cada.
Ric, the Raven: não lembro direito de muitos detalhes, mas confere aí o link.
Socorro, VovóO desenho mostra a rotina de uma senhora que conduz um balão com uma banheira motorizada (no formato de dirigível / zepelim). A senhora, tricotava, passava roupas ao lado de seu gatinho e respondia a pedidos de socorro por telefone. A vovó enfrentava coisas do cotidiano e atuava como polícia e heroína enfrentando bandidos que roubavam ouro, pescavam baleia e ela lutava pelas também causas naturais como o furacão e também dava muita lição de moral para o telespectador.


Pingu: quem não lembrar leva um sabacu no céu da boca 157 episódios produzidos de 1986 a 2006. Essa animação suíça conta a história de um pinguim de 12 anos que vive no Pólo Sul com seu pai, que trabalha como carteiro, sua mãe e sua pequena irmã, Pinga. Na vila onde Pingu vive há muitas coisas que existem em cidades comuns: parques de diversão, escolas, comércio e muitos lugares para brincar. O melhor amigo de Pingu é um outro pinguim chamado Pingo. Além disso, ambos são amigos de uma foca chamada Robby.
Meena: uma menina asiática (acho que indiana) que educa as crianças do sul da Ásia em questões de gênero, saúde e desigualdade social. Os personagens secundários de suas histórias incluem seu irmão Raju, e seu animal de estimação papagaio Mithu. Os desenhos são sobre suas aventuras de como ela tenta obter uma educação, obter uma divisão igual de alimentos, com Raju, e aprende sobre o vírus HIV. Todas as histórias de seu defensor mudam as práticas sociais e culturais. Quando ela não é permitida a frequentar a escola, seu papagaio Mithu memoriza as aulas para ela e a ensina depois da aula. Quando isso ajuda a descobrir que alguém está traindo a sua família por causa de suas galinhas, o pai de Meena, vê como a educação pode beneficiar a família e lhe permite ir à escola. Outra história segue em que Meena tenta ter uma quantidade igual de alimentos como seu irmão Raju, que recebe mais facilmente porque é um menino. Outros contos falam de lidar com a doença, manter a higiene adequada, e os benefícios de aprender a ler.
Camundongos Aventureiros: 52 episódios onde Emily e Alexander, dois camundongos primos que moram nos Estados Unidos, estão viajando para diferentes países do mundo, visitando primos, fazendo novos amigos e solucionando casos misteriosos, onde, na maioria das vezes, o autor dos crimes é Sem Rabo Não Vale Nada. A letra da música diz tudo!...
Rua do Zoo, 64: De longe, um dos meu favoritos! 78 episódios em 4 temporadas. Lucy é uma garota de 7 anos que mora ao lado de um zoológico. Cada episódio conta a história dela indo no zoológico ouvir uma história antes de dormir. Cada animal conta uma história da terra de onde veio, deixando uma lição. Conheci muitos animais assim.
As aventuras de Tintin: o repórter aventureiro e seu cachorro Milu que sempre o desamarrava. Tintin era um  francês que viajava pelo mundo com seus aliados, como o Capitão Haddock, o Prof.Girassol, e os Dupondt. Se você nunca assistiu Tintin, não tenho mais nada a falar.

A Montanha Mágica: finalzin' da década de 90, contava as aventuras de uma tartaruga bondosa que sempre tentava ajudar seus amigos, um dragão sábio que morava numa caverna, uma panda vaidosa e inteligente e um leão muito brincalhão que sempre se metia em encrencas. 52 episódios.
Babar: 6 temporadas com 78 episódios. Babar é um jovem elefante que sofre muitos desafios e aventuras. No entanto, Babar sempre encontra a força para superar dificuldadesBabar é coroado rei dos elefantes, planeja e constrói Celesteville. E aprende a maior lição de todas: apesar dos desafios da vida, grandes coisas são possíveis se nunca se desanimas. Como um jovem, Babar assiste a morte de sua mãe por um caçador e foge da floresta para a cidade, onde é cuidada por uma amável senhora. Babar aprende o funcionamento do mundo e retorna à terra elefante cheio de ideias para o progresso na sua terra. Os anciãos elefantes veem que Babar se tornou mais sábio do que sua idade e o coroam como o novo rei da terra dos elefantes.
Charley e Mimmo: outro que eu amava. (Botei até o nome do meu gato de mimmo, na época.) "Basta um olhar/ pra gente gostar/ de Charley e Mimmo."
O Pequeno Urso:ah como eram legais aquelas manhãs... O pequeno urso vivia a brincar e conhecer coisas com seus amigos Gato, Coruja, Pata, Galinha, Mitzi, Emily, a Baleia, seus pais e seus avós. Um desenho tão simples e puro. Tudo de bom.
Rupert: eu saía correndo para assistir quando ouvia a música.Até hoje um dos meus favoritos. Rupert era um aventureiro e em cada episódio se aventura com seus amigos pelo espaço-tempo, como pegar um elevador do Pong Ping e ir parar na China, ou ir com o Bill para o Mundo dos Jogos (sério, chega me arrepiei lembrando pra digitar!)
Os 7 Monstrinhos: nem sei qual o meu favorito. Sempre me perguntava como eles nasceram. A Uma voava e se gabava de ser a mais velha; o Dois tinha um grande nariz; eu gostava do 3 por que todo dia ele era uma coisa diferente; o 4 arquitetava planos e o 5 era seu melhor amigo, mas muito comilão por causa da sua grande língua; a 6 era muito vaidosa e o 7 vivia "perdendo a cabeça".
A estante dos bichinhos: eu gostava bastante, mas nem lembro mais tanto assim...
Caillou: eu nem gostava tanto assim, mas sempre assistia e acho que merece estar aqui. "Crescer não é tão fácil assim, cada dia na vida é uma nova surpresa..."

Eu até lembro de outros da mesma época, como Astrofazenda, Mr.Magoo, uma animação que era de dois bonecos-vasos num jardim, e um curtinho de dois palhaços mudos e brancos, entre outros, mas não consegui colocá-los aqui. Até o próximo da série!



Nenhum comentário:

Postar um comentário