Seguidores

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tipos de Nerds


"Garota, escolha já seu nerd!..."
- Os Seminovos

"Talvez eu até seja nerd, mas no futuro, vocês trabalharão para mim, HAHAHA!"
Bill Gates quando criança
"Procura no Google"
Resposta típica de um nerd 
"Procura na Wikipédia" 
Outra resposta típica do Abel de um nerd 
"Senhorissíma professora, a senhora poderia rever a questão 7 da minha prova, porque eu acho que tirei 100 em vez de 99."
Um nerd em sala de aula
"Faça um exército de 1000 homens e serás um general, faça um exército com 1000 orcs e serás um nerd!"
Sun Tzu sobre Nerds
"Estou com problema de vista, por isto vou mudar pra XP."
Nerd contando uma piada


"Nerd - Um indivíduo que não está de acordo com as crenças da sociedade de que todas as pessoas devem seguir as tendências e fazer o que a maioria faz (isso eu chamo de autonomia). Seu conhecimento técnico faz com que as outras pessoas o excluam. Isso os leva a desenvolver ainda mais suas habilidades na reclusão, o que consequentemente traz mais distanciamento das pessoas, tornando-se um ciclo vicioso que os leva cada vez mais a anti-sociabilidade. Geralmente pouco se importam com o modo de se vestir ou agir."
Nerd fazendo contato com o mundo real
Devido à tanta complexidade e polêmica envolvendo as classificações de nerds, decidi estudar a fundo o assunto. Reuni pesquisas de muitos sites envolvidos em tal misterioso assunto e descobri que é mais complicado do que descobrir de qual tribo vem cada judeu atualmente. Subtende-se que os seguintes são subgrupos de nerds, mas também podem ser variações (ou seja, cerveja pode ser que todos aí sejam nerds ou pode ser que alguns sejam parecidos com os nerds, sendo classificados com estes num grupo maior).(Mais um coisa: não acredite em tudo o que está aqui, ok?)

Tipos de Nerd
CDF
Entende tudo dos mistérios da vida – ciência, matemática, história, física...
Cinéfilo
Está sempre ligado no que se passa nas telinhas e nas telonas. Discutem sobre filmes usando os nomes dos diretores, produtores e equipe técnica, além de saber exatamente como criticar um filme em relação ao timing, fotografia e outros detalhes que a maioria dos amigos só ouve falar em tempos de Oscar. Aparenta certo desprezo por “blockbusters”, apesar de assistir todos. É fácil reconhecê-los pois sempre estão com alguma peça de roupa que os identifique fortemente, como camisas de filmes. Sentar em uma cadeira de escritório não é o suficiente para quem está acostumado a utilizar cadeiras de diretor de cinema. E é lógico que os nerds do cinema também desejam ser atores, diretores, roteiristas ou câmeras dos estúdios de Hollywood.
Dork
Uma classe de pessoa que não tem preocupação com a opinião do mundo sobre ele, e, portanto,  faz o que gosta quando e onde quiser, geralmente isso envolve a danças em público, sendo alegremente tema de piadas, ou qualquer outra ação que normalmente é embaraçoso para a maioria das pessoas. Geralmente é alguém que não possui uma inteligência muito alta. Gosta de RPGs, computadores, fantasias e ficção. Muitas vezes acredita ser algum personagem fictício e age e se veste como tal. Além do gosto excessivo por todos os assuntos ligados à cultura nerd, tem sérios problemas de relacionamentos e aversão extrema à esportes, devido à falta de força, fôlego, adrenalina, coordenação muscular e inclinação para praticá-los, o que é devido à falta de prática, já que não oferecem disposição para tais atividades, dedicando-se totalmente ao seu Hobby ou profissão. Às vezes, o estereótipo inclui a falta de higiene e características físicas, como magreza ou gordura extrema. Não tendem a criar novas relações sociais, por simplesmente não ter interesse. Suas piadas geralmente são sobre temas técnicos, fictícios e do tipo tradicional, tendem a falar formalmente, especialmente com mulheres atraentes ou jovens. Geralmente são fanáticos em games e em sua estrutura e história, então tendem a formar comunidades entre seus companheiros, muitas vezes baseadas em uma estrutura fictícia, tipicamente com temas Medievais ou Sci-Fi, sendo que nessas comunidades não existe inclusão dos "não Dorks".
Fanbobão, de Freakazoid
Dweeb
Nerd que gasta a maior parte de suas horas na internet. Particularmente adoram postar em fóruns  blogs, twitters. Costumam procurar parceiros em chats e sites de relacionamento.
Fantasia/RPGista
Antes de saber o que é baralho, já tinha seu Deck. Curte os universos de RPG e sabe tudo sobre O Senhor dos Anéis e afins.
Gamer
Na verdade, um tipo de geek/dork, sempre tem um videogame de última geração, com todos os equipamentos necessários. Anda com um DS ou um PSP. Desconta seu ódio no Mortal Kombat. Seja com o controle nas mãos ou usando o corpo para interagir com o Kinect, os gamers sempre sabem o que fazer. Possuem defeitos e falhas? Claro que não. A culpa é do controle que está falhando, da conexão que apresentou instabilidade, da TV que não está com o brilho correto, do game que está bugado ou até mesmo do adversário, que deve estar utilizando um hack. Mas os gamers nunca erram em nada, claro.
Geek
O mais complexo por ser o mais abrangente. É uma pessoa aparentemente normal que aplicou algum tempo para aprender habilidades técnicas, não sendo necessariamente na área de informática. Geeks têm uma vida social como qualquer pessoa e, normalmente, a única maneira de saber se alguém é um geek é se informar sobre suas habilidades. Geralmente não são atléticos, gostam de Video Games,  Livros, navegar na internet, etc. Costumam ser totalmente obcecados sobre um assunto, ou pensam muito sobre ele. Este é um tipo de nerd que está se espalhando bastante nos últimos anos. Manjam tudo de computadores e games e abrangem outros tipos de nerds. Inicialmente, somente eles eram chamados de nerds, pois eram os jovens viciados em tecnologia que tinham certa facilidade em mexer nos computadores – muito antes de eles se tornarem estas maravilhas que utilizamos atualmente, o que não era nada fácil. Tudo o que temos de estereótipos surgiu por causa dos primeiros membros deste grupo. Afinal de contas, quem vê as fotos de Bill Gates e Steve Jobs jovens não pensa outra coisa que não seja: “NEEERRRDS”. O mais avançado busca conhecimento na rede e constrói um conteúdo a partir daquilo. Entende de computadores, gadgets, aplicativos e cultura pop. Sempre anda com o tablet/notebook debaixo do braço, smartphone na mão e fones no ouvido. Geralmente é blogueiro, designer, fotógrafo de instagram, publicitário ou de alguma profissão relacionada à comunicação. Em geral, tem uma vida social mais agitada.
Hacker
Nerds com profundo conhecimento de informática e eletrônica. Obscuros, misteriosos e introspectivos. Fãs de Matrix e fiéis defensores da liberdade na internet, os hackers vêm ganhando destaque nos últimos anos, graças às ações constantes contra órgãos governamentais e empresas que apoiam ideias contrárias às deles. É muito provável que você conheça um nerd hacker, mas, se ele for realmente bom, você nunca saberá. A grande maioria dos hackers são também geeks – e alguns são gamers. Armados com seus códigos secretos, eles conseguem invadir qualquer estrutura para espalhar suas mensagens. Mas não se engane ao pensar que eles se organizam em grupos. O que os une são apenas as ideias, “porque ideias são à prova de balas”.
Hipster
Não confunda com o nerd básico, pois o Hipster nem sempre é profundo conhecedor de um assunto, é mais um nerd por razões estéticas. Adoram causar com o look experimental do dia. Alguns são verdadeiros artistas, modernos e inovadores e muitos são especialistas em cultura da arte, design, moda e música (alguns são verdadeiras enciclopédias musicais ambulantes), e buscam estar sempre à frente do seu tempo. Muitas pessoas aproveitam a facilidade de aprendizado para se tornar verdadeiros gênios da música. Quer um ótimo exemplo? Brian May, o guitarrista da banda Queen, que construiu sua primeira guitarra sozinho. Além de ser um dos maiores ídolos da música de todos os tempos, ele ainda é um doutor em astrofísica, formado por uma renomada universidade de Londres (Inglaterra). Há mais provas de que há muitos nerds na música. Você já viu como são as mesas profissionais de edição e mixagem de som? Só mesmo um verdadeiro gênio consegue decifrar todos aqueles botões existentes nelas.
Otaku
É o geek apaixonado por cultura oriental (especialmente japonesa, com seus animes e mangás). Consome compulsivamente todo tipo de conteúdo que envolva personagens de olhos grandes e boca pequena. Os mais devotos são os cosplayers. Este tipo de nerd possui uma alegria contagiante e raramente fica triste – a não ser quando acabam as temporadas de seus animes favoritos ou quando eles perdem o concurso de cosplay. Muitos otakus também se encaixam no perfil de gamers – principalmente aqueles que são viciados nos jogos da Nintendo. Eles se reúnem em eventos próprios, que geralmente contam com shows de música japonesa, comida japonesa, filmes japoneses, esculturas japonesas e quase nenhuma pessoa do Japão.
Ow... "Ela é Otaku! (O-ta-ku)..."
Quadrinhos e Anime
Seria o “geek otaku ocidental”, ou seja, fanático por quadrinhos e super-heróis.

(Aproveitando a postagem:)
Ditados Nerds

§  Em algoritmo que funciona, não se mexe.
§  A pressa é inimiga da conexão.
§  Amigos, amigos, senhas à parte.
§  De arquivo dado não se olha o formato.
§  Para bom provedor uma senha basta.
§  Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
§  Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.
§  Melhor prevenir que formatar.
§  O barato sai caro e lento.
§  Quem ri por último tá com lag.
§  Quando a esmola é demais, tem vírus anexado.
§  Quem clica seus males multiplica.
§  Quem envia o que quer, recebe o que não quer.
§  Quem nunca errou que aperte a primeira tecla.
§  Quem semeia e-mails colhe spams.
§  Quem tem dedo vai à Roma.com.
§  Vão-se os arquivos, ficam os back-ups.
§  Os mais lentos serão os últimos a baixar.

Mais informações sobre os tipos nerds nesse blog aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário