Seguidores

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A Nova Tabela Periódica


"E eu odeio Química! Química. Química!!!"
- Legião Urbana

Ah, a Tabela Periódica dos Elementos Químicos... Tem coisa mais legal? Definitivamente, uma das melhores invenções da humanidade. Li sobre esse novo modelo da Tabela na SuperInteressante de Fevereiro de 2006. A reportagem dizia:
"O infográfico mais famoso e importante do mundo ganha um novo visual.
Uma austera senhora está passando por uma plástica. A tabela periódica, criada pelo químico russo Dmitri Mendeleev em 1869 para organizar os elementos químicos, passou por uma série de aperfeiçoamentos – os 63 elementos da tabela original do século 19, por exemplo, se tornaram 116 hoje. Mas agora a mudança é mais profunda: o seu formato quadradão está ficando para trás. Philip Stewart, um professor de ecologia na Universidade de Oxford, Inglaterra, está fazendo sucesso com uma versão repaginada da tabela periódica. Chamada de Galáxia Química, a tabela proposta por Stewart resolve uma série de problemas contidos no modelo antigo e acrescenta um novo visual às informações. Em vez de ser decorada pelos alunos, a tabela agora vai passar a decorar a sala.
A GALÁXIA QUÍMICA
Os detalhes do novíssimo arranjo de todos os ingredientes conhecidos do Universo:
Na tabela, o hidrogênio (H) ficava perto dos metais alcalinos, como o lítio (Li). Na espiral, ele ganhou uma posição nova e isolada, mais próxima do carbono (C), com o qual ele tem mais semelhanças e frequëntemente se combina.
Em linha
Os elementos são dispostos em uma só espiral, com os mais leves ao centro e os mais pesados na borda. Com isso, as linhas dos metais terrosos raros (abaixo, em bege e amarelo), que ficavam à parte na tabela, são colocadas em seus lugares sem prejudicar a visualização.
O novo elemento
No centro, um elemento que não faz parte da tabela periódica comum: o neutrônio, também chamado de “elemento zero”, que tem apenas nêutrons em seu núcleo. É tão pesado que deve existir somente no interior de estrelas de nêutrons.
Em outro lugar
Na tabela, o hidrogênio (H) ficava perto dos metais alcalinos, como o lítio (Li). Na espiral, ele ganhou uma posição nova e isolada, mais próxima do carbono (C), com o qual ele tem mais semelhanças e frequentemente se combina."




Nenhum comentário:

Postar um comentário