Seguidores

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Como... fazer uma boa passarinhada

“Observai atentamente às aves dos céus...”


Em 1º de Janeiro de 2012, finalmente consegui fotografar uma ave que admiro muito - o Carcará. Hoje não cliquei nada (mas finalmente finalizei Super Metroid - 100% no meu Super Nintendo), mas aqui vai algumas dicas pra quando você for fazer um “birdwatching” (“passarinhar”, ou seja, cerveja observar as aves).


Espécies
Comece observando quais espécies vivem onde você mora ou no lugar onde você vai observar. Fique atento ao horários também. Obseve que onde há um corpo d’água, há aves próximas. Muitas aves estão mais ativas no nascer do dia e no pôr do sol, mas veja que há espécies especializadas em outros horários, como corujas por exemplo.

Tente ser imperceptível
Use roupas com cores que lhe permitam se camuflar, pra não chamar a atenção das aves. Caminhe “leve”, principalmente entre galhos secos e afins, e fique em silêncio (se estiver acompanhado, procurem conversar pouco e baixo). Treine ficar imóvel e não se aproxime demais. Recomendo usar um chapéu por causa do sol, e calcas compridas, caso caminhe por arbustos pequenos, gravetos e coisas do tipo.

Binóculos
Item básico. Procure um com aumento de 8 a 10 vezes, no mínimo, com boa luminosidade, e lente de diâmetro maior, pois são mais fáceis de focar. Não esqueça de analisar o peso, pois ele aumenta de acordo com o tempo que você o segura ou o mantém pendurado no pescoço!

Play-back
Coisa simples. Você pode até colocar os sons das aves no seu próprio celular ou outro aparelho que toque MP3. Você toca pra atrair a ave, mas veja que há vários tipos de canto por espécie, como defendendo território ou de acasalamento. Use com critério, pois ele estressa as aves!

Câmera fotográfica
Fundamental, pois você mantém sua observação por mais tempo, ok? Comecei com uma dessas “pequenas” mesmo, simples, e depois de alguns meses comprei uma Semi Profissional. Prefira uma com mais de 5 Megapixels e a configure em Alta Resolução. (A minha normal é 12.1 e a SemiProfissional é 14.) Tente não usar o zoom digital.

Comidas
Tenho tido bons resultados com bebedouros para beija-flores, pois essas não são as únicas aves que aparecem aqui. Pesquise os alimentos das aves da região e exponha eles onde elas possam ver e se alimentar, mas em lugares estratégicos para não atrair outros bichos!

Mais informações nessa página do wikiaves.


"Carcará é malvado é valentão, é a águia de lá do meu sertão..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário